Estresse no trabalho? Veja dicas para relaxar e ser mais feliz

Do GNT
Abril marca nos Estados Unidos o Mês Nacional de Consciência contra o Estresse e, por conta da ocasião, jornais e sites americanos têm o costume de publicar reportagens, gráficos e pesquisas mostrando os perigos de se render ao problema. Como o trabalho é uma das principais fontes de estresse no dia a dia, resolvemos reunir na lista abaixo tudo o que você precisa saber para combater esse desconforto.

Ações contra o problema
O estresse é uma conjunto de reações físicas e psicológicas que aparece como resposta do corpo a momentos de irritação e frustração. Como nem sempre é possível evitá-los, principalmente no trabalho, a melhor forma de lidar com situações estressantes é criar condições de relaxamento e prazer no meio da rotina. Um infográfico produzido pelo instituto Heart Math e publicado no jornal Huffington Post recomenda seis atitudes fáceis e naturais para o combate ao estresse:

1- Respirar fundo: inspirar como se você estivesse direcionando o ar para o centro do tórax tem uma função calmante. Faça o teste.
2- Fazer refeições saudáveis: alimentos processados, com muito sal ou gordura dificultam a digestão e aumentam a irritabilidade do organismo
3-Acalmar a mente: preocupação excessiva só piora o estresse, por isso, vale mais a pena pensar em soluções em vez de negar que elas existam. Trazer o passado à tona também é desperdício de tempo e energia.
4- Praticar atividades ao ar livre: caminhar, andar de bicicleta ou correr ou apenas dar um passeio sem compromisso. Tudo isso conta.
5- Criar tempo: para os filhos, marido ou namorado, amigos, não importa. Estar perto de pessoas queridas ajuda a reorganizar a mente. Faça disso uma prioridade.
6- Dormir bem: o ideal é ter de seis a oito horas de sono por noite para garantir um dia mais relaxado na manhã seguinte. A rotina anda apertada? Lembre-se de que o sono não pode ficar fora dela.

Estresse como vilão
Se você ainda acha que o estresse é passageiro e que não precisa fazer nada para evitá-lo, chegou a hora de repensar esse raciocínio: a condição está associada a mais de oito problemas de saúde, como má digestão, ciclo menstrual irregular e ganho de peso. A beleza também sofre com o estresse, já que ele está por trás da queda de cabelo e do surgimento de acne no rosto, apenas para citar dois problemas.

Celebridades contra o estresse
Como estão sempre na frente das câmeras ou sob os holofotes, muitos famosos costumam fazer do combate ao estresse uma prioridade de vida, afinal, eles sabem bem que qualquer desequilíbrio pessoal pode ser usado contra eles. Em sua série de reportagens sobre o estresse, o jornal “Huffington Post”também revelou o que celebridades fazem para combatê-lo. Na lista abaixo, estão as três melhores ideias para servir de inspiração:

Michelle Obama: “Os exercícios são importantes para mim, eles são terapêuticos. Por isso, se estou perto de explodir, coloco meu iPod, vou para a academia ou ando de bicicleta com as meninas”, contou a primeira-dama dos Estados Unidos à Marie Claire americana.

Brad Pitt: “Se eu estiver lidando com um problema estressante, começo a pensar em arquitetura. Ando pela área externa e penso no que preciso fazer pela estrutura da casa”, disse o ator à revista Parade.

Angelina Jolie: “Eu encontro um momento de meditação ao me sentar no chão para brincar de colorir com as crianças por uma hora, ou pular no trampolim”, contou a atriz e mulher de Brad Pitt à revista Stylist Magazine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rei Charles III é coroado em Londres

Dia das Mães deve movimentar R$ 33 bilhões no varejo em todo Brasil

Petrobras reduz preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir desta segunda-feira